Atualizar Custos de Insumos para Faturamento
Introdução
Esta atividade tem como principal objetivo garantir que os custos dos insumos utilizados na produção de temperos, estejam sempre atualizados em nossa planilha de controle, de modo que os preços de venda dos temperos que vendemos possam ser atualizados em nossa planilha de controle, antes de faturarmos uma nota fiscal para um de nossos parceiros.
Quando essa atividade deve ser realizada?
Sempre que houver a necessidade de faturarmos uma nota fiscal para qualquer um de nossos parceiros que compram temperos produzidos pela Gramore, sejam eles da linha Premium ou da linha Tradicional.
Por quem essa atividade deve ser realizada?
Integrantes do time de faturamento, financeiro ou diretoria da Gramore.
Onde e como extrair os custos dos insumos atualizados?
Para realizarmos a extração dos custos de insumos atualizados, devemos acessar a rotina "8037 - Relação de Custos de Insumos" diretamente no sistema Winthor, Informar a data do dia atual e clicar no botão "F3 - Pesquisar" para consultar os últimos custos de insumos recebidos através das notas fiscais de nossos fornecedores.
Ao clicarmos no botão de "F3 - Pesquisar", a tela abaixo contendo o resultado da consulta será exibida.
Para exportar o resultado obtido, basta clicar no botão de "Imprimir" localizado no topo da tela e escolher a opção "Exportar para Excel 1997-2003 (.xls)" para salvar o resultado em uma planilha no formato do Excel. Devemos escolher um nome para essa planilha e definirmos o local onde será realizado o salvamento dessa planilha em nosso computador.
Após realizamos a exportação dos custos para a planilha no local escolhido, devemos abrir essa planilha, selecionar todo o conteúdo exportado e copiar todos os dados para que possamos transportar esses dados para a planilha final de Custos e Preços de Temperos.
Atenção!
Não é necessário copiarmos o cabeçario da planilha e nem o rodapé, apenas os dados completos presentes em todas as colunas, começando pela segunda linha da planilha até a linha final contendo informações de insumos.
Após copiarmos os dados extraídos, devemos acessar nossa planilha de Controle de Custos e Preços de Venda localizada em nosso Drive do Google conforme os passos informados no próximo tópico deste tutorial.
Onde e como atualizar os custos de insumos?
A atividade de atualização dos custos de insumos deve ser realizada em dois locais obrigatoriamente que são:
- Planilha de Controle de Custos e Preços de VendaEssa planilha fica armazenada em nosso Google Drive e pode ser acessada através do link abaixo:
- Planilha de Custos e Preços de TemperosApós acessarmos a planilha de custos, devemos selecionar a aba "Custos de Insumos - DD/MM/AA", colar o resultado copiado da tabela onde os dados foram extraídos e salvos no tópico anterior desse tutorial e alterar o nome da aba em questão atualizando apenas a data atual de atualização destes dados. Atenção!É importante colarmos o resultado diretamente na segunda linha da planilha, na primeira coluna da tabela e não devemos alterar nomes e nem a ordem das colunas da planilha existente.Ainda na planilha de Controle de Custos e Preços de Vendas, devemos após colar os resultados extraídos, acessar a aba chamada "Tabela de Pedidos" para verificar quais custos dos temperos foram alterados, esses custos alterados devem ser cadastrados no sistema Winthor na rotina 201 conforme o próximo tópico abaixo.
- Rotina 201 do Sistema Winthor da TOTVSEssa rotina é responsável por aplicar os preços de venda dos temperos no sistema Winthor garantindo assim que o preço de venda esteja atualizado antes de realizarmos o faturamento da Nota Fiscal para parceiro em questão. Para aplicar os novos preços de vendas aos produtos desejados, devemos informar uma filia e informar o código do produto que desejamos aplicar o novo preço de venda, após informarmos esses dados devemos clicar no botão de "Pesquisar" localizado no rodapé da tela. Nesta tela devemos aplicar o preço de venda exibido na coluna "Preço de Venda por Kg" que é apresentado na planilha de Controle de Custos e Preços de Vendas, aba chamada "Tabela de Pedidos". O novo preço do produto em questão, deve ser aplicado na coluna "Pr. Futuro" e deve ser replicado para todas as tabelas de preços existentes na rotina 201. Para replicar o preço de venda, basta selecionar a linha onde o novo preço foi inserido e clicar na tecla F11 do teclado para que o preço seja replicado para as demais tabelas existentes. Os passos acima descritos devem ser replicados para todos os produtos que tiverem os preços de vendas atualizados e que serão inseridos na nota fiscal a ser faturada para o nosso cliente.